SEGURO DE VIDA: QUANDO E COMO ACTIVAR, MESMO LIGADO AO CRÉDITO HABITAÇÃO?

acionar seguro de vida

Já te perguntaste como podes usar o seguro de vida se algo te acontecer?

 

Pode parecer um tema pesado, mas num momento difícil — como a perda de alguém ou uma situação de invalidez — saber o que fazer pode trazer uma enorme tranquilidade.

 

Ninguém gosta de pensar neste tipo de situações, mas quando chega o pior momento de todos é importante saber o que fazer e como agir.

 

E é mesmo nestas alturas que o Seguro de Vida mostra toda a sua relevância: o de proteger financeiramente.

 

Vamos então ao passo a passo!

O que é um seguro de vida?

O seguro de vida serve para garantir proteção financeira:

➡️ Da tua família ou do banco, se estiver associado ao crédito habitação. 

➡️ Pode ser acionado em caso de morte ou invalidez da pessoa segura.

 

Sabe mais sobre este seguro, clicando aqui.

Como acionar um seguro de vida: passo a passo!

 

1️⃣ Verifica se há seguro ativo.

Se não sabes se a pessoa tinha um seguro de vida, podes consultar a ASF. 

 

Vais precisar:

✅ Da certidão de óbito
De documentos de identificação
Formulário da ASF preenchido

 

Podes encontrar um guia completo, neste artigo da MUDEY.

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2️⃣ Contacta a seguradora

 

Comunica o sinistro à seguradora com a máxima brevidade. Preenche o formulário de participação e entrega os documentos pedidos, como:

 

✅ Certidão de óbito ou relatório médico
✅ Identificação da pessoa segura e dos beneficiários
✅ Número da apólice
Outros documentos específicos que a seguradora possa pedir

 

 

❓ “Sinistro” pode parecer uma palavra estranha, mas no mundo dos seguros, quer apenas dizer que aconteceu algo que obriga a seguradora a agir — como um falecimento ou invalidez, e que vai ter de pagar a indemnização aos beneficiários.

3️⃣ Quem recebe o seguro de vida? Depende da situação:

 

➤ Se o seguro é acionado por morte

Neste caso, quem recebe o capital são os beneficiários indicados na apólice. Se não houver beneficiários definidos, o valor pode ir para os herdeiros legais (filhos, cônjuge, etc.).

 

Documentos mais comuns:

✅ Certidão de óbito
✅  Documento de identificação dos beneficiários

IBAN para pagamento
✅ Comprovativos de vínculo familiar (se necessário)

 

💡 Dica: confirma sempre quem são os beneficiários na apólice — pode evitar confusões futuras.

 

➤ Se o seguro é acionado por invalidez

Neste caso, quem recebe o valor do seguro é a própria pessoa segura, ou seja, quem ficou incapaz de trabalhar.

 

O tipo de invalidez coberta depende da apólice:

🟢 Invalidez total e permanente (ITP)
🟢 Invalidez absoluta e definitiva (IAD)

 

⚠️ Quais as diferenças entre ITP e IAD? Sabe mais aqui!

 

 

Documentos mais comuns:

✅ Relatório médico detalhado
Atestado Multiusos da Segurança Social ou uma Declaração de incapacidade emitida por uma junta médica 

✅ Documento de identificação da pessoa segura

✅ Número da apólice

✅ IBAN do titular

 

 

⚠️  Atenção: a seguradora pode pedir exames médicos adicionais ou perícias para confirmar a situação.

A MUDEY é o primeiro mediador 100% digital em Portugal. 

 

Conciliamos o melhor da tecnologia com um acompanhamento personalizado e experiente dos nosso consultores inteligentes, e 100% humanos.

 

Trabalhamos com mais de 20 seguradoras, e pesquisamos no mercado as melhores opções para ti.

Diferenças entre Seguro de Vida Proteção e Seguro Vida associado ao Crédito Habitação

 

Seguro de Vida Proteção

👉 Podes escolher os beneficiários

👉 O capital serve para ajudar a família

👉 Em caso de invalidez, o valor é pago à própria pessoa segura

 

Seguro de Vida Crédito Habitação

👉 O banco é o beneficiário direto

👉 O capital serve para pagar a dívida do empréstimo

👉 Pode libertar os herdeiros de uma responsabilidade financeira pesada

 

 

Conclusão: destinatários diferentes conforme a situação

 

Acionar um seguro de vida não é igual em todas as situações. Se foi por falecimento, o valor vai para os beneficiários. Se foi por invalidez, o dinheiro é pago à pessoa segura. E se o seguro estiver ligado ao crédito habitação, o banco é quem recebe.

Saber estas diferenças evita frustrações e agiliza todo o processo. E se tiveres dúvidas, fala connosco, estamos aqui para te apoiar.

 

 

📌 Última dica:

Guarda a apólice e revê periodicamente os beneficiários. Um pequeno detalhe pode fazer toda a diferença no momento certo.

E quanto aos beneficiários, sabe aqui qual a BOA PRÁTICA que deves ter sempre.

 

Até já!

 

Sobre a MUDEY!

 

Criamos a primeira plataforma digital de mediação de seguros em Portugal.

 

Somos mediadores de seguros autorizados pela ASF com o nº 420558967, no ramo vida e não-vida.

 

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