COMO NÃO TER PERÍODO DE CARÊNCIA NO TEU NOVO SEGURO DE SAÚDE

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões estima que em 2019 existiam mais de 855mil seguros de saúde individual

 

O regulador de seguros também registou cerca de 72mil seguros de saúde de grupo, em Portugal.

O seguro de saúde de grupo é um tipo de seguro que é normalmente feito pelas empresas para os seus trabalhadores.

 

Mas quando termina o teu percurso profissional, dentro da empresa, termina também o seguro de saúde do qual beneficiavas.

 

A partir daqui, começa uma ronda de busca e comparação, em procura de um novo seguro de saúde para ti e para tua família.

Como encontrar um novo Seguro de Saúde sem períodos de carência?

Podes querer trocar o teu seguro de seguro de saúde por vários motivos.

   ➡️ Encontraste um seguro onde pagas menos e que te protege da mesma forma

   ➡️ Vais mudar de emprego, e vais ficar sem o seguro de saúde que a tua empresa atual te proporciona, e como tal tens de comprar um novo para continuares protegido

   ➡️ A tua situação alterou-se, e por isso vais mudar para um seguro que se enquadre melhor com as tuas circunstâncias atuais. 

 

Seja qual for o motivo pelo qual queres trocar de seguro de saúde, deves ter reparado que em todas as opções que encontras há pelo menos 2 coisas em comum entre elas:

  ✔️ Todas te garantem acesso a cuidados de saúde privados

  ✔️ E existem períodos de carência em algumas coberturas

 

Por norma, os períodos de carência são sempre aplicados a quem faz um seguro de saúde pela primeira vez.

No entanto, como este já não é o teu primeiro seguro de saúde, podes pedir à seguradora para que não aplique os períodos de carência.

 

E como é que isso pode acontecer?

 

Há 3 critérios fundamentais para remover os períodos de carência

 

1. O teu seguro de saúde anterior não pode ter terminado há muito tempo

Se o teu seguro de saúde estiver para renovar ou estiveres em fase de cancelamento, não precisas de te preocupar.

 

Agora, se o teu seguro de saúde já tiver terminado, não deixes passar muito tempo até começares um novo.

 

Este período entre a data de início do novo seguro e o fim do antigo, varia de seguradora para seguradora, uns mais curtos outros mais extensos, por isso, despacha-te. Deixar para depois, aqui, não é boa prática. 

 

2. Reúne toda a documentação do teu seguro anterior

Sobretudo as condições particulares.

 

É usual que a nova seguradora queira conhecer em que consistia o teu seguro anterior.

Assim percebem se já estavas protegido na ou nas coberturas em que queres que seja retirado o período de carência.

 

Imagina que pedes que seja removido o período de carência da cobertura de Hospitalização, por exemplo.

Se não tinhas Hospitalização no teu seguro anterior, a nova seguradora vai aplicar os períodos de carência na mesma.

 

 

3. Aguarda pela decisão da seguradora

Como implica uma análise caso a caso, pode demorar algum tempo até teres uma decisão por parte da Seguradora. 

 

E toma nota: não é garantido que a Seguradora aceite prescindir dos períodos de carência. Mas não perdes nada em tentar… e em caso afirmativo, só ganhas. 

Sobre a MUDEY

 

E aqui tens: como podes remover o período de carência, se quiseres trocar de seguro de saúde.

Basicamente, o truque é tratar disso o quanto antes e não deixar para depois.

 

Na MUDEY, estamos aqui para te ajudar a encontrar o melhor seguro para ti.

 

Estamos deste lado prontos para te ajudar com todas as tuas questões.

Seja no chat, no canto inferior direito do teu ecrã, ou no [email protected], dá-nos uma palavrinha 😉

 

Até já

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