Seguro de Saúde

O que é um Seguro de Saúde?

O Seguro Saúde é um contrato que fazes com uma seguradora e que te permite aceder a um conjunto de serviços de saúde, normalmente prestado por privados, a um preço muito reduzido.

Se tiver uma urgência posso ir a um hospital privado?

Sim, desde que tenhas a cobertura de Assistência Ambulatório.

O que pode estar coberto pelo Seguro de Saúde?

Hospitalização (internamentos e cirurgias hospitalares)

Assistência ambulatória (consultas, exames e análises)

Estomatologia (Medicina Dentária)

Parto (cobertura total das despesas do parto)

Cobertura internacional (tratamento em clínicas internacionais conceituadas)

Doenças graves

Quais as vantagens de ter um Seguro de Saúde?

De um modo geral tens acesso a preços mais baixos em consultas, urgências, exames, tratamentos, parto e operações.

 

Dependendo da opção que escolhas podes também ter acesso a Apoio Clínico 24 horas através de uma linha telefónica, Médico/Enfermeiro ao domicílio ou Consultas online.

Qual a diferença entre um plano de saúde e um Seguro de Saúde?

Com um Plano de Saúde tens acesso a um conjunto de descontos em consultas e exames enquanto que com um Seguro Saúde tens uma cobertura maior nos cuidados de saúde que possas precisar.

 

Por exemplo, no caso de ires a uma urgência e tiveres que fazer exames e mais algum procedimento clínico, o Seguro Saúde vai garantir os tratamentos cobertos e terás apenas que pagar apenas uma percentagem mínima (correspondente ao copagamento).

 

No caso de um Plano de Saúde, vais ter que pagar o valor total acordado entre a unidade de saúde e o plano de saúde.

 

Tem também em conta que as despesas de um Seguro Saúde são dedutíveis em IRS, enquanto que as de um plano de saúde já não.

Tenho benefícios fiscais num Seguro de Saúde?

Sim, ao utilizar o Seguro Saúde também tens direito a deduções no IRS. 

 

Segundo o código de IRS, tens uma dedução de 15% dos prémios pagos, num limite máximo de 1.000 euros. Ou seja, independentemente dos gastos que faças, os 1.000 euros são tudo o que podes deduzir nos teus impostos. 

 

A seguradora vai enviar-te uma declaração onde constam os prémios e, depois, é só incluir o valor no anexo H do IRS (se já não estiver pré-preenchido).

O que é Copagamento?

Dependendo do teu Seguro Saúde, é uma percentagem ou valor fixo a teu cargo sobre o valor da despesa médica.

O que é Franquia?

Dependendo do teu Seguro Saúde, é o montante que tens a teu cargo antes de ser calculada a comparticipação da Seguradora. A comparticipação da Seguradora incide sobre o valor da despesa que ultrapasse o montante da franquia, quando aplicável.

O que é o período de carência?

É o prazo entre a data de início do seguro e a data em que podes começar a usar o teu seguro.

Pode ser aplicada em todas ou apenas em algumas coberturas.

 

Quanto tempo tem o período de carência vai depender da opção que escolhas, pelo que tens que ler com atenção as Condições Gerais, Especiais e Particulares.

Como posso ser reembolsado das despesas efetuadas fora da rede de prestadores?

Vai depender da opção e da seguradora que escolheres.

De todo o modo, é melhor contactares com a tua seguradora.

O que é uma Pré–autorização?

É um pedido de autorização prévio à Seguradora, para a realização de determinados atos clínicos. Para mais informações, terás que contactar com a Seguradora.

Quais são os principais cuidados de saúde que necessitam de pré-autorização?

Hospitalização

Cirurgia (em hospitalização ou ambulatório)

Cardiologia de intervenção

Parto e interrupção da gravidez

Quimioterapia

Medicina física e reabilitação (fisioterapia, terapia da fala, cinesiterapia)

Litotrícia

Todos os atos médicos que necessitem de ser realizados em salas específicas ou com apoio de anestesia

Radioterapia

Escleroterapia

Infiltrações

Tenho uma doença pré-existente, posso incluí-la no meu seguro?

Essa opção é decidida pela seguradora.

Aos escolheres um Seguro Saúde, preenches um questionário médico que para que a seguradora te possa conhecer melhor.

Depois disto, a companhia vai avaliar como proceder: se a exclui, aumenta o valor do seguro ou do período de carência ou se aceita a doença pré existente sem qualquer tipo de alteração.

O Seguro de Saúde só me cobre a mim?

Não, podes adicionar mais pessoas ao teu Seguro Saúde para além de ti.

Posso adicionar o meu Seguro de Saúde à minha Wallet MUDEY?

Claro que sim, mesmo que não seja um seguro da MUDEY

Como posso pagar o meu Seguro de Saúde?

Este tipo de seguro é geralmente pago por débito directo.

Posso alterar a forma como pago o meu Seguro à MUDEY?

Não, porque não pagas o teu seguro à MUDEY, mas sim à seguradora que escolheres.

 

Se quiseres alterar o método de pagamento o melhor é falares connosco, para vermos o que é possível fazer. 

O mesmo se quiseres alterar a conta bancária associado no débito direto.

O que acontece se me atrasar com o pagamento do Seguro de Saúde?

O teu seguro pode ser anulado se não pagares o teu seguro nas datas previstas. Contacta-nos para vermos a situação em conjunto e resolvermos da melhor forma.

Como faço para cancelar o meu Seguro de Saúde?

Entra em contacto connosco para te podermos ajudar. 

 

Podes fazê-lo através do chat de conversação que encontras no canto inferior direito do teu ecrã ou através do email [email protected]